Magoがプチ翻訳やってます!ご依頼はこちらをクリック。

Músicas Nordestinas – Forró

読む

Você conhece músicas brasileiras?
No japão, em muitas lojas pode-se ouvir músicas brasileiras. Quase todas elas são algum tipo de samba. Quando as pessoas pensam em música brasileira, elas pensam em samba ou bossa nova.
Mas você sabia que existem muito mais tipos de música?
Hoje, eu vou apresentar para vocês cantores famosos da minha região.

スポンサーリンク

Forró

Eu nasci no Nordeste do Brasil, e lá, um dos estilos mais famosos é o Forró. O forró existe há mais de 100 anos, mas no começo não era muito conhecido pelo Brasil.
Quando muitos nordestinos se mudaram para outras regiões, o forró começou a ficar conhecido em todo o país.
O forró tem um ritmo bem diferente do samba e da bossa nova. É um estilo mais popular e tradicional. As bandas de forró sempre tem instrumentos como acordeão (ou sanfona), zabumba e o triângulo. Você pode ouvir forró no Nordeste durante o ano inteiro. No resto do Brasil, o forró é mais tocado durante o “São João”, um feriado em junho, onde músicas e comídas típicas do Nordeste são aproveitadas por todos no Brasil.
Nos anos 80, o forró perdeu um pouco do sucesso, mas a partir dos anos 90, o forró ficou mais moderno e os jovens voltaram a curtir o estilo. As bandas modernas de forró usam instrumentos eletrônicos como a guitarra ou o teclado, e geralmente tem dançarinos que se apresentam juntos com os músicos.
O forró tradicional, é também conhecido como “forró pé-de-serra”. As músicas sempre falam sobre Nordeste, sobre a vida do nordestino e o sofrimento da pobreza na região.
Depois do forró tradicional, vem o “forró eletrônico”. Com um estilo parecido com a lambada, o forró eletrônico é sensual e o foco é em relacionamentos.
O estilo mais moderno é chamado de “forró universitário”. A dança é mais coreografada, como a salsa. Os temas são sobre o cotidiano das pessoas comuns, sobre natureza e relacionamentos.
Existem também vários outros estilos de dança e música parecidos com o forró.
O “Baião” é um estilo do interior nordestino. Usa-se como instrumentos a flauta, viola caipira, triângulo e acordeão.
O “Xaxado” é um estilo de dança que era usado há 100 anos atrás pelos “cangaceiros” para comemorar vitórias em batalhas. Os “cangaceiros” eram grupos armados que viviam no sertão nordestino e lutavam contra o governo. Apesar de ter uma história violenta, a cultura dos “cangaceiros” permanece até hoje. Além da dança, a roupa e o chapéu dos “cangaceiros” são lembranças que turistas gostam de comprar quando vão visitar o Nordeste.
O “Coco de roda” é um estilo de música e dança bem simples. As letra das músicas são fáceis, e o rítmo é constante. As pessoas usam sandálias de madeira, que quando batem no chão, fazem um som parecido com cocos.

Eu vou apresentar alguns dos cantores que representam todos os estilos de forró nordestino.

Luiz Gonzaga

Também conhecido como “o rei do baião”, ele foi o primeiro cantor e compositor de forró que se tornou conhecido em todo o Brasil. Em shows, ele sempre usava roupas da cultura nordestina. O chapéu de couro era usado pelas pessoas que cuidavam dos bois nas fazendas do interior. Quase todas as suas músicas são conhecidas até hoje, e todos os cantores de forró usam ele como referência. Luiz Gonzaga morreu em 1989.

Elba Ramalho

Elba é, ao lado de Luiz Gonzaga, uma das cantoras mais famosas do Nordeste. Apesar de ter poucas mulheres famosas que cantem forró tradicional, ela não só se tornou famosa como também é representante do estilo. Além do forró tradicional, ela também canta músicas de outros estilos. Entre eles, estão o “Xote” e “Baião”. Ela é de uma família de músicos. Seu pai era músico, e seu primo também é outro cantor que representa o Nordeste. Elba também canta outros estilos musicais que são famosos durante o carnaval, como o “Frevo” e o “Maracatu”. Elba já ganhou o Grammy Latino e já participou de novelas na TV.

Santanna

Santanna nasceu em 1960, mas somente em 1992 se tornou músico profissional. Ele foi amigo de Luiz Gonzaga, e hoje é um dos cantores de forró mais conhecidos pelo Brasil. Suas músicas sempre fazem sucesso durante o “São João”. Apesar de atualmente o forró eletrônico e o forró universitário serem os mais populares entre os jovens, muitos jovens também gostam de Santanna e suas músicas.

 

コメント